Lista de convidados de casamento - Dicas para noivas

December 18, 2014  •  Leave a Comment

Como acertar na sua lista de casamento

Logo quando os noivos pensam em fazer a festa de casamento um problema sempre surgi na mente a "super complicada" lista de convidados. Serão muitos parentes, amigos, colegas e acompanhantes... e nos dias de hoje até a lista de contatos de email. O importante nessa hora é procurar equilibrar o número de convidados e o orçamento para fazer a festa. Será que é preciso chamar todo mundo e algumas pessoas que você nem conhece? a seguir apresento algumas dicas para que você acerte na hora de convidar as pessoas.

Leia também

A importância do convite de casamento

Casamento Priscila e Leonardo-716Casamento Priscila e Leonardo-716

Por onde começar minha lista de convidados?

Lembre-se que a quantidade de pessoas interfere diretamente em vários itens do evento, como o local da recepção e a quantidade de bebida e comida. Comece sua listagem pelas pessoas mais próximas, aquelas que efetivamente participam da vida do casal. Após isso, considere parentes mais distantes, amigos dos pais e do trabalho. Uma dica para organizar sua lista de convidados é começar pelos bisavós, em seguida pelos avós, tios, primos, padrinhos e amigos. Outra sugestão é usar uma planilha que facilitará sua organização e totalização. Baixe aqui a planilha de lista de convidados do casamento bem interessante que te ajudará nessa tarefa. 


Equilibrar orçamento e o tamanho da lista de convidados

Está aí uma verdade, a lista deve ser elaborada levando em conta o orçamento. Por isso o quanto antes ela for definida melhor para o planejamento do casamento. O melhor é partir de uma quantidade modesta de convidados. Assessores de casamento somente recomendam a ampliação dessa lista quando o casal perceber que existe sobra no orçamento.

 

Elaboração da lista de convidados 

Um erro comum dos noivos é fazerem listas separadamente. Isso fará a lista ficar mais extensa e possivelmente fora do orçamento. Outro equívoco é convidar pessoas apenas por protocolo, ultrapassando o limite pré-estabelecido de convidados. O correto é nunca convidar alguém por obrigação, pura e simplesmente.

 

Antecedência da elaboração da lista  

Quanto antes melhor. Escolhas cruciais dependem delas, como o buffet e a escolha do espaço da festa ou a cerimônia no caso de não haver festa. Tanto uma igreja muito cheia com convidados do lado de fora, como uma igreja muito grande e vazia, desagradam.
 

Interferência dos pais na escolha dos convidados 

A festa é do casal, portanto o melhor é os pais não interferirem. Mas é um gesto educado e delicado permitir que os pais possam convidar algumas pessoas de seu círculo de amizades. O mais importante é deixar claro os custos envolvidos e as limitações.

 

Como "cortar" nomes da lista? 

Quando precisarem excluir nomes, avaliem quem são os convidados obrigatórios e, especialmente, a proximidade destas pessoas com os noivos.

 

Porcentagem média de convidados faltosos 

Depender da possibilidade de falta para convidar pode ser perigoso. Geralmente existe uma variação de 10% a 20% de convidados faltosos, mas considerar essa percentagem na hora de elaborar a lista pode ser perigoso. 

 

E aquele antigo amigo da família, que mal conhece os noivos 

Se o casal considerou uma pequena cota na lista para os pais, dificilmente isso acontecerá. Mas se isso não foi possível, converse com os pais sobre as dificuldades com o orçamento e explique que os custos de muitos fornecedores estão relacionados à quantidade de convidados.

 

Preciso convidar o namorado de uma amiga que gosto muito ou posso chamar somente ela? 

Não existe problema em convidar somente a amiga, porém dificilmente ela irá sozinha, principalmente se a convidada não conhece mais pessoas além dos noivos. Se o número de convidados já está no limite, os noivos têm o direito de não chamar o namorado da convidada e explicar o porquê, mas correm o risco da amiga ficar chateada e não comparecer ao evento.

 

Convidar um amigo e deixar de fora a família dele, já que não temos muito contato, é indelicado? 

Não será indelicado convidar somente o amigo sem a família. O convite é feito às pessoas mais próximas e que participam da vida do casal. Neste caso, coloque no convite apenas o nome do amigo.

 

Como responder a pedidos, como o de um primo que quer levar a garota com quem ele está ficando? 

Seja educado e diga a ele que ficariam muito felizes com a presença dela, mas o orçamento está bem complicado e por isso vocês precisaram manter a quantidade de convidados planejados no início.

 

Colegas de trabalho

Evite comentar sobre o casamento na trabalho se você estiver pensando em não chamar ninguém da empresa. Caso queira convidá-los, priorize aqueles com quem os noivos têm uma relação fora do ambiente de trabalho, entregue a eles um convite individual. Jamais coloque o convite de casamento no mural, pois dará a entender que você está convidando a todos da empresa.

 

RSVP 

O serviço de confirmação de presença (RSVP é uma sigla para uma expressão francesa que significa algo como “responda por favor”) é interessante para o casal ter uma noção aproximada da quantidade de convidados. Desse jeito, evita-se o desperdício ou a falta de algum item. Nos últimos 10 dias antes do evento, imprevistos podem alterar um pouco o quadro. Mas o número de confirmações fica bem próximo ao real.

 

Posts relacionados

SB-13SB-13 Escolhendo as fotos para o álbum de casamento
Casamento Aline e Ygor-310Casamento Aline e Ygor-310 5 Dicas para ter fotos maravilhosas no dia do casamento
Casamento Aline e Ygor-119Casamento Aline e Ygor-119 Cadeiras dos noivos enfeitadas dão charme extra à decoração do casamento
Luisa, Isabela, Mamãe e Papai-112Luisa, Isabela, Mamãe e Papai-112 Recomendações para um bom ensaio fotográfico de família
5 dicas para gestante ter um ensaio inesquecível
casamentoclick---flor-copo-de-leite-1404426070097_300x300casamentoclick---flor-copo-de-leite-1404426070097_300x300 Quatro flores baratinhas para incluir na decoração do seu casamento
Daphne e Diogo-75Daphne e Diogo-75 Recomendações para um bom ensaio fotográfico de casal

www.soniabittencourt.com | [email protected] | facebook


Comments

No comments posted.
Loading...
Fotógrafa

Sonia Bittencourt fotógrafa de casamentoSonia BittencourtFotógrafa de casamentos no Rio de Janeiro

A fotografia revela a poesia de um momento único... 

um olhar de quem ama o que faz, pode capturar a essência desse momento e transforma-las em imagens emocionantes.

Sejam bem vindos ao meu site e aproveitem!  

estounoinstagranestounoinstagran

Receba as novidades do Blog.

Fotografo de gestante Belo HorizonteFotografo de gestante Belo Horizonte

Arquivo